terça-feira, 31 de maio de 2011

VERONIKA DECIDE MORRER

Gosto de Paulo Coelho e de algumas coisas que li de sua autoria, mas acho que a pessoa ama ou odeia seus livros e suas histórias... Assim, gosto é gosto e cada um tem o seu!
Vi “Veronika Decide Morrer" (Veronika Decides to Die - 2009) gostei do livro, apesar de achar que a história foi fiel, mas a locação e personagem não foram
O filme conta a história de Veronika, uma jovem com seus 20 e poucos anos que têm alguma estabilidade financeira e profissional. Mas apesar ter uma vida aparentemente boa não é feliz, assim ela decide colocar fim a sua vida, com uma overdose de calmantes, enquanto aguarda os comprimidos "fazerem efeito" ela tenta escrever uma carta de despedida a seus pais... Mas não encontra as palavras certas para tal, e fica andando pela casa, vê uma revista de moda com uma notícia “O verde é o novo preto” e resolve usar isso como argumento para seu suicídio.
Sua tentativa é mal sucedida e ela acorda do coma numa controversa clínica psiquiátrica e é informada que só tem poucas semanas de vida. Assim, Veronika tenta encurtar esse tempo restante. Mas não dá certo.
Ela começa a conviver com as pessoas da clínica e repensar em sua vida. Sua presença modifica a vida e a rotina de todos e com o passar dos dias ela decide aproveitar o tempo restante diferente de como vinha fazendo. Começa a se descobrir e descobrir a vida, sentimentos e sensações que nunca havia sentido.
Adorei o filme, pois acho que em sua carta Veronika expõe que as pessoas esquecem seus sonhos (se é que alguns dias tiveram algum), não lutam por nada, se acomodam com as diferenças e dificuldades e se tornam indiferentes e vazias. A história pode até ser "estilo" auto-ajuda, mas acho que é correta. De certo modo entendi a história como uma lição de moral, pois esquecemos muitas vezes os verdadeiros valores que devemos dá a vida, as pessoas, aos momentos e a nós mesmos.