segunda-feira, 5 de setembro de 2011

O JARDIM SECRETO

Blog abandonado...
Mas, não me esqueci dele e nem cansei de escrever, só estava numa correria terminando a faculdade. Agora posso respirar aliviada e finalmente dizer, arquiteta!
Bem, resolvi recomeçar a escrever falando sobre um filme que marcou minha infância e acho que de muitos...
“O Jardim Secreto” (The Secret Garden - 1993) é um filme baseado no livro de Frances Hodgson Burnett, autora do outro clássico “A Princesinha”.
Se passa no início do século XX, Mary é uma garotinha esperta e mimada, que vive com seus pais na Índia. Eles não lhe dão atenção, sempre ocupados, deixando Mary aos cuidados dos empregados. Porém, em um estouro de elefantes seus pais morrem, e ela vai morar na Inglaterra, com seu tio, o Lorde Archibald Craven.
Seu tio é como seus pais, uma pessoa fria e distante, deixando a administração da mansão e os cuidados com seu filho, Colin, a Sra. Medlock, uma governanta fria e rigorosa. 
Na mansão há muitas regras, segredos e mistérios. Mary estava assustada e desacostumada a viver sem luxos, como por exemplo, não haver alguém para vestir suas roupas.
Mary era negligenciada naquela casa e passou a explorar aquele lugar, descobrindo assim um jardim secreto. Ela resolve recuperar o jardim e conta com ajuda Dickon, filho de serviçais da mansão. Ela acaba conquistando a atenção do primo, e juntos os três desafiam as regras e o jardim se transforma num lugar mágico. Um lugar onde não há espaço para tristeza, arrependimento e que a amizade traz alegria e beleza a vida.
É um filme que apela para a sensibilidade humana, e nos dias de hoje as pessoas esquecem de sonhar, acreditar e principalmente esquecem dos verdadeiros amigos.
O filme nos deixa uma lição de que por mais difícil a situação seja "Se a gente olhar na direção certa, vai ver que o mundo todo é um jardim”.
Devemos sempre ver a beleza da vida, o que é importante de verdade. Estamos vivendo num mundo que está de pernas para o ar, com valores distorcidos e controversos, um mundo com tanta violência. Acho que esse filme é um exemplo de amor e amizade. Que mostra como uma amizade de verdade acalma nosso coração e cura nossas feridas.

Um comentário:

  1. quero ver esse filme!!! bem a nossa cara, prima!!! com certeza se eu tivesse no lugar dela também iria contar com a companhia de primos como os que nós temos!!! te amo.

    ResponderExcluir