quinta-feira, 15 de março de 2012

A INVENÇÃO DE HUGO CABRET

A Invenção de Hugo Cabret” (Hugo - 2011) se passa em Paris dos anos 30. Conta à história de Hugo um garoto que vive na estação central de trens cuidando dos relógios do lugar. Sua única companhia é um autômato (uma espécie de robô) deixado por seu pai. Hugo vive tentando consertar esse robô, pois acredita que exista uma mensagem deixada por seu pai. Ele vive no anonimato, fugindo do fiscal da estação, se este lhe pegar vai mandá-lo para um orfanato. Um dia ele conhece Isabelle, eles começam uma bela amizade e vão viver uma grande aventura...
Filme fantástico! O filme é lindo. É uma bela história para os amantes da sétima arte, faz um resgate da história do cinema, e retrata a importância de Georges Méliès (um dos primeiros cineastas).
Tenho ouvido muitas críticas a respeito do título em português e não posso negar que a tradução do título está incoerente. Então respondendo a pergunta que muitos fazem “qual foi a invenção de Hugo Cabret?”. 
A invenção não é de Hugo e sim de Georges Méliès – os efeitos especiais e a magia do cinema. Hugo apenas “consertou” a invenção, pois Georges, abandonou sua condição de cineasta, e passou a viver como um decadente comerciante, inclusive dado como morto.
O filme é uma lição de vida. Saímos refletindo sobre os sonhos e ideais. Ele nos faz pensar sobre os sonhos que podemos ter... que não devemos desistir, mesmo que em alguns momentos pareça muito difícil alcança-los... Hugo nos ensina a ter paciência e fé em nós mesmos.
Outra boa razão para ver o filme é que ele é dirigido por Martin Scorsese, para quem não sabe ele dirigiu “Taxi Driver”, “Touro indomável”, “Os infiltrados”, entre tantos outros.  (Recomendo todos!) Ou seja, um diretor fantástico :P


PS.: Só uma ironia, se o filme de passa em Paris porque ninguém fala francês? Kkkkk 

3 comentários:

  1. Tu descreveu o filme melhor do que ele é. hahaha.. Mas passei a entender melhor, já que agora eu sei qual é a invenção :D

    Ps.: nada a ver ser em ingles ne?

    ResponderExcluir
  2. Hugo é um filme lindo, uma verdadeira homenagem ao cinema!

    Os americanos não gostam muito de filmes legendados. Assim, quando a história se passa na França, ela acaba com sotaque britânico (pois é, fica tudo na Europa).

    ResponderExcluir
  3. Texto muito bem redigido, resumo curto e suficiente para os interessados.Parabéns!

    ResponderExcluir