sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

NA NATUREZA SELVAGEM

Depois de ouvir ótimas críticas e comentários sobre o filme, peguei emprestado e resolvi assistir... Não me arrependi nenhum pouco, amei o filme, sua história me deixou com a cabeça a mil, pois é uma história perturbadora, uma lição de vida, que nos faz rever os conceitos sobre os verdadeiros valores da vida.
“Na Natureza Selvagem” (Into the Wild – 2007) é um filme baseado numa história real que conta a história de Cristopher McCandless, um jovem de 23 anos, classe média-alta, recém formado, que doa toda suas economias para a caridade e resolve sair em busca de liberdade e de descobrir o verdadeiro eu, a essência do ser humano, o verdadeiro sentido da vida. Seu destino final – Alasca Selvagem.
Para isso logo no início de sua jornada abandona seu carro e queima seu dinheiro, destrói inclusive sua identidade se rebatizando de Alexander Supertramp. Chris deixa tudo para trás, preocupando-se apenas com o que vai comer e onde irá dormir. Em sua jornada leva livros de autores como Tolstoi e Thoreau e um sobre frutas, folhas e raízes.
Sua jornada dura 2 anos, ele percorre o país com caronas, a pé, canoa ou arranjando empregos temporários sempre que apertava a situação. No seu percurso ele conheceu pessoas que lhe ensinam lições e ele a elas. 
Após 2 anos na estrada ele chega ao Alasca, onde encontra o "ônibus mágico", passando a morar nele, lá ele caça, faz anotações e sobrevive de frutas e raízes pro meses. Porém após rigoroso inverno ele tenta voltar pelo mesmo caminho que chegou mas têm a desagradável surpresa, o rio tornou-se impossível de atravessar, ele volta ao ônibus... Os animais desaparecem e no "desespero" por conta da fome ele vai atrás de raízes e frutas, cometendo um terrível engano, ele confunde-se  com duas espécies e acaba envenenado e como decorrência ele morre de inanição. Semanas após sua morte, montanhistas encontram o corpo de Chris com os seus livros, máquina fotográfica e anotações.
Pois bem, desde ontem não consegui parar de pensar um segundo em tudo que vi e ouvi, sei que dá uma vontade de jogar tudo para o alto e sair como ele em busca do nosso verdadeiro eu, mas isso não é possível... Admiro sua coragem ao fazer isso, mas agente tem que ter um pouco de prudência, medo, cautela... pois as coisas nem sempre saem como esperamos e o final feliz planejado vai por água abaixo...
Acho que todos devem assistir ao filme e refletir sobre o verdadeiro sentido da vida, e nunca esquecer que precisamos de companhia, pois como Chris percebeu em seus últimos momentos "Happiness only real when shared." (A felicidade só é real quando partilhada), então não vamos nos esquecer que ninguém é nada ou consegue algo sozinho, precisamos das pessoas de nossa confiança ao nosso lado para nos apoiar e nos criticar nos momentos necessários.

Um comentário:

  1. Nossa, um amigo me falou desse filme. Preciso assistir também, quero ser contagiada!!!

    ResponderExcluir