terça-feira, 25 de outubro de 2011

VERMELHO COMO O CÉU

Fazia um tempão que eu queria escrever sobre esse filme, mas não lembrava o nome de de jeito nenhum... Aí, hoje vejo no facebook uma amiga publicar esse vídeo sobre um garoto cego que deve escrever uma redação sobre as cores das flores... Esse é o vídeo: 
Então, resolvi espremer a massa cinzenta... E não é que consegui lembrar. :) O filme é baseado na história de Mirco Mencacci, renomado editor de som italiano.
“Vermelho como o Céu” (Rosso Come Il Cielo – 2006), Mirco é um garoto  apaixonado por cinema, mas ao sofrer um acidente passa a ver apenas sombras. Ele é obrigado a ir estudar em um instituto para deficientes visuais, pois nenhuma escola pública lhe aceitou.
Chegando a escola, ele passa a desenvolver suas habilidades e fazer amigos.
Um dia encontra um gravador e começa a criar suas próprias histórias, como as  que viu no cinema.
O filme é simplesmente perfeito! Roteiro, trilha sonora... Tudo, tudo! É uma reflexão sobre a inclusão e exclusão dos portadores de necessidades especiais.  
Essa é uma das cenas mais belas do filme. Nela Mirco descreve as cores a Felice, um garoto que já nasceu cego...

Mostra que não existe limitação quando se enxergar as coisas com o coração, que a limitação de algum sentido, nos faz desenvolver e aperfeiçoar os outros.
As pessoas devem parar de se lamentar, e olhar ao redor e seguir exemplos como o de Mirco e muitos outros que mostram que nunca devemos desistir de nossos sonhos, devemos ser persistentes e enfrentar as barreiras que surgem no percurso.
Devemos enxergar o mundo além das cores e do preto e branco...

Nenhum comentário:

Postar um comentário