15 de outubro, Dia dos professores. Nunca parei direito pra pensar sobre os professores que passam em nossas vidas...
Professores não são só aqueles que estão nas escolas, cursinhos, faculdades... A vida por si só já é uma professora. Professores são todos aqueles que passam por nossas vidas e dão lições que guardamos para sempre.
Lembrei então de dois filmes “O Sorriso de Mona Lisa” (Mona Lisa Smile - 2003) e “Sociedade dos Poetas Mortos” (Dead Poets Society - 1989). Ambos retratam professores que nos ensinam a pensar e buscar suas paixões.
“O Sorriso de Monalisa” se passa no início dos anos 50, conta a história da professora Katharine Watson (solteirona convicta que buscava sua realização profissional ao invés de uma casamento, pensamento considerado liberal demais para a época). Ela vai lecionar História das Artes no tradicional Wellesley College, Nova Inglaterra. Lá encontra um colégio onde as moças são educadas pare se transformarem em cultas esposas e mães responsáveis. Percebendo essa situação Katharine resolve trazer novos temas, levando as alunas a conhecerem obras de artes, despertando a curiosidade e a capacidade de discussão dessas meninas. Ela têm que enfrentar resistência/preconceito por parte dos outros professores, alunas e direção da escola. Assim, Katharine enfrenta uma avaliação da diretoria da escola que impõe condições para que ela permaneça lecionando, ela não aceita e decide partir. Mas com a certeza que deixou uma contribuição nessas meninas.
“Sociedade dos Poetas Mortos”, se passa no ano de 1959, na Welton Academy, escola preparatória, onde o ex-aluno, agora professor de literatura John Keating, que chega com seus métodos pouco convencionais para incentivar aos alunos a pensarem por si só, e buscarem o controle de suas vidas. O professor bate então de frente com a direção da instituição que prega os valores: tradição, honra, disciplina e excelência. Algumas conseqüências dessas mudanças são trágicas.
Obrigada, a todos os professores que passaram em minha vida e também aos que irão passar que deixaram suas lições pra vida.
aaaaaah AMO os 2 filmes!
ResponderExcluir+ Sociedade dos poetas mortos...é MUITO bom!
Tem muitos professores fundamentais e inesquecíveis....+ também tem uns...