sexta-feira, 15 de outubro de 2010

SOCIEDADE DOS POETAS MORTOS

15 de outubro, Dia dos professores. Nunca parei direito pra pensar sobre os professores que passam em nossas vidas...
Professores não são só aqueles que estão nas escolas, cursinhos, faculdades... A vida por si só já é uma professora. Professores são todos aqueles que passam por nossas vidas e dão lições que guardamos para sempre.
Lembrei então de dois filmes “O Sorriso de Mona Lisa” (Mona Lisa Smile - 2003) e “Sociedade dos Poetas Mortos” (Dead Poets Society - 1989). Ambos retratam professores que nos ensinam a pensar e buscar suas paixões.
“O Sorriso de Monalisa” se passa no início dos anos 50, conta a história da professora Katharine Watson (solteirona convicta que buscava sua realização profissional ao invés de uma casamento, pensamento considerado liberal demais para a época). Ela vai lecionar História das Artes no tradicional Wellesley College, Nova Inglaterra. Lá encontra um colégio onde as moças são educadas pare se transformarem em cultas esposas e mães responsáveis. Percebendo essa situação Katharine resolve trazer novos temas, levando as alunas a conhecerem obras de artes, despertando a curiosidade e a capacidade de discussão dessas meninas. Ela têm que enfrentar resistência/preconceito por parte dos outros professores, alunas e direção da escola. Assim, Katharine enfrenta uma avaliação da diretoria da escola que impõe condições para que ela permaneça lecionando, ela não aceita e decide partir. Mas com a certeza que deixou uma contribuição nessas meninas.
“Sociedade dos Poetas Mortos”, se passa no ano de 1959, na Welton Academy, escola preparatória, onde o ex-aluno, agora professor de literatura John Keating, que chega com seus métodos pouco convencionais para incentivar aos alunos a pensarem por si só, e buscarem o controle de suas vidas. O professor bate então de frente com a direção da instituição que prega os valores: tradição, honra, disciplina e excelência. Algumas conseqüências dessas mudanças são trágicas.
Obrigada, a todos os professores que passaram em minha vida e também aos que irão passar que deixaram suas lições pra vida.

Um comentário:

  1. aaaaaah AMO os 2 filmes!
    + Sociedade dos poetas mortos...é MUITO bom!
    Tem muitos professores fundamentais e inesquecíveis....+ também tem uns...

    ResponderExcluir